Bahia
Assistentes Sociais adotam ideia da ´Carta de Ilhéus´
O deputado Yulo Oiticica, participou no auditório da ALBA, da reunião do Colegiado Estadual de Assistência Social (Coegemas) e deu uma ideia que foi, automaticamente, aceita pelos presentes que lotaram o auditório. Yulo propôs que no próximo encontro regional da categoria, a ser realizado em Ilhéus, seja composta uma carta de reivindicações dirigida aos gestores públicos atuais e àqueles que serão eleitos em outubro. “Vocês são peça chave para a melhoria dos diversos serviços públicos, pois estão frente a frente com os entraves que impedem nosso estado de servir melhor a quem tanto precisa”, disse.
Yulo é engajado na causa da categoria, por acreditar que a Assistência Social é uma das mais capazes ferramentas governamentais de garantia de diversos direitos como Saúde e Educação, entre outros tantos, principalmente para as camadas menos favorecidas da sociedade. Ao apresentar a ideia da Carta de Ilhéus ele também propôs um formato.
“A princípio a Carta de Ilhéus será composta de três partes. Na primeira constará um diagnóstico das condições de trabalho dos assistentes sociais do estado, incluindo as condições dos espaços físicos e a logística que interliga o sistema de assistência social. A segunda parte apontará os avanços obtidos desde que a luta pela conscientização sobre a importância da assistência social a qual se reflete nos diversos setores da administração pública. A terceira parte, projetará um plano para que a relevância da assistência Social seja cada vez mais percebida pelos governantes e parlamentares, fazendo parte dese processo um aprofundamento no debate das questões que envolvem o tem e a definição de desafios a serem alcançados”, explicou.
Um dos diretores do Coegemas, o secretário de Assistência Social do município de Serrinha, Antônio Luiz Santos, ressaltou a importância da Carta de Ilhéus para a luta da entidade. “Foi uma luz que Yulo deu à nossa causa. A carta vai levar o nosso olhar e a consciência que temos de nossa importância no processo de reparação com os menos necessitados. A rede de assistência social passa por quase todas as esferas do governo e se faz necessários que todas os parlamentares e governantes saibam o que está acontecendo e o que é necessário acontecer para que deixemos tanta gente sem assistência na Bahia e no Brasil”, disse.
Maiores informações através do telefone de Célia Regina, representante do Coegemas, (74) 9198.3495 ou pelo e-mail:celiaregina.carvalho@hotmail.com